domingo, 11 de outubro de 2015

História confirmada! GIGANTES & Sodoma e Gomorra

       Nos relatos bíblicos, Gate era a cidade de Golias, o guerreiro filisteu gigante que foi morto pelo Davi com uma pedrada. Permaneceu habitada até o ano de 830 a.C, quando foi destruída por Hazael, rei de Damasco.
Arqueólogos da Universidade de Bar-Ilan descobriram as ruínas da antiga cidade de Gate, uma das maiores e mais influentes cidades da região nos tempos bíblicos.
           Liderados pelo professor Aren Maeir, as escavações revelaram as fortificações e o portão de entrada da cidade dos filisteus onde viveu o gigante Golias.
A equipe revelou que até agora apenas a superfície superior das estruturas são visíveis. Com base no tamanho e forma das pedras utilizadas pra construí-la, as paredes da cidade devem ter sido bastante grandes.
A cerâmicas e outros achados estão associados com a cultura filisteia, porém mantém elementos da técnica israelita, sugerindo que as culturas influenciavam umas as outras.
“Isso reflete as intensas ligações que existiam entre os filisteus e os seus vizinhos. Embora os filisteus fossem os inimigos absolutos dos israelitas, na realidade a relação era muito mais complexa” disse Maeir.
      Os arqueólogos trabalham dentro do Parque Nacional Tel Zafit, situado entre Jerusalém e Ashkelon. Pelo que disse o professor Maeir, o portão está entre os maiores já encontrados em Israel.  Embora arqueólogos venham escavando a região desde 1899, somente nas últimas décadas perceberam o quanto de remanescentes da Idade do Ferro existiam ali.
          Além do portão, foi descoberta grande fortificação, além de várias construções que mantinham a cidade, incluindo um templo e um local usado na produção de ferro. (NGP)
 ((foto da cabeça de um dos GIGANTES citados na Bíblia))
             Nesse tempo de muita informação, que nem sempre temos condições de absorvê-las, haja notícias complicadas e complexas.
Pois muito bem. Uma equipe de arqueólogos liderada pelo professor Steve Collins, da Universidade Southwest Trinity, Estados Unidos, passou 10 anos com um projeto de estudos e escavações. Finalmente encontraram o que procuravam: AS RUÍNAS de SODOMA e GOMORRA, que foram destruídas por intervenção divina, como consta na Biblia.
          Collins e equipe desenvolve o projeto em Tall el-Hammam, sul de Israel. Segundo publicaram em artigo da revista Popular Archeology, eles descobriram a localização de Sodoma, que chamam de “mina de ouro”.
O local mencionado em Gênesis era cidade-estado que dominava a região sul do Vale do Jordão. Pouco se conhece dela além do que diz a tradição judaica. “A equipe de arqueólogos desenterrou várias estruturas monumentais (foto abaixo) antigas e artefatos que estão revelando muito sobre a região durante a Idade do Bronze”, disse Collins.
            Desde 2005 ele mantém os trabalhos, mas somente agora encontraram indícios de que esse pode ter sido o local da cidade, pois cruzam referências com ruínas de outras cidades antigas próximas. “O Tall el-Hammam parece satisfazer o critério sobre Sodoma exigido”, disse ele. E acredita ser questão de tempo até comprovar que na mesma região encontrará Gomorra.
Eles disponibilizaram diversas fotos no site do projeto. Contudo, para essa descoberta ser reconhecida, precisa passar pelo crivo da Autoridade de Antiguidades de Israel.

No Antigo Testamento, são mencionados os reinos de Sodoma e Gomorra e outras 03 conhecidas por “Cidades da Planície”. Elas ficavam na região sul da terra de Canaã.  Também existe menção a elas no Alcorão e livros apócrifos judaicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDIR MACEDO: LUXO, RELIGIÃO E POLÊMICAS

            Dizem por aí que a sala do Trono do Rei Salomão, que governou Israel de 970 a.C a 931 a.C- foi construído todo em cedro, juní...