Assembleia de Deus lança operadora de celular pros fiéis
'Mais AD' funcionará pela rede da Vivo.
Um celular liga, manda mensagens e acessa a internet. Para fiéis da Assembleia de Deus em São Paulo, a partir deste 01.10 também serve pra pedir orações, encontrar o endereço da igreja mais próxima e ter momento com a Bíblia. A maior denominação pentecostal do Brasil -com 12,3 milhões de devotos, (censo IBGE 2010)- lançou a operadora virtual de telefonia celular Mais AD, que funcionará pela rede da Vivo.
A meta da nova empresa é conectar 1 milhão de fiéis na rede em um ano de operação. Entre as concorrentes está a Porto Seguro, operadora virtual lançada em 2013 com melhor desempenho no país, tendo 321 mil clientes em sua base.
“A primeira meta é ter penetração na comunidade. Se conseguirmos atingir a base de 1 milhão de clientes, pode ter certeza que o projeto tem viabilidade econômica”, afirmou Raul Aguirre, diretor-geral da Mais AD.
O sistema de operadora foi regulamentado no Brasil pela Agência Nacional de Telecomunicações em 2010. Segundo a agência, existem dois modelos para o sistema. As operadoras autorizadas, como Porto Seguro, compram minutos e dados de uma operadora e revendem aos clientes; a Mais AD usa o sistema de operadora comissionada, recebendo participação da receita com os gastos no telefone.
Para garantir o crescimento, o site da operadora já está recrutando colaboradores “voluntários” para vender chips da Mais AD e “divulgar seus conteúdos evangelizadores” no modelo porta a porta. O chip custará R$ 9,90, sem crédito. “Não conseguimos ser tão competitivos como as grandes operadoras”, disse Aguirre sobre a necessidade de colocar créditos pra fazer a primeira ligação.
O executivo afirmou que são mais de 400 colaboradores da comunidade da Assembleia cadastrados pra vender linhas telefônicas. Eles comprarão o chip por um valor e receberão a diferença do valor vendido ao dono da nova linha. Além disso, a empresa terá 45 pontos de venda físicos.
Inicialmente o serviço será exclusivamente pré-pago, e os clientes da nova operadora terão acesso aos mesmos pacotes da Vivo. Por R$ 6,90 na semana, o dono da linha terá 75 Megabytes de acesso à internet, 100 minutos de ligações pra Mais AD e Vivo de qualquer lugar do Brasil e SMS ilimitado para Mais AD e Vivo. Acesso diário à internet custa R$ 0,99 e pacotes de SMS também serão vendidos. Planos pós-pagos devem entrar no portfólio em cerca de seis meses.
Aguirre, que não é um fiel da Assembleia, diz que o principal desafio da nova operadora é se inserir dentro dos protocolos da igreja. Os chips serão vendidos por membros da igreja, o CALL Center terá apenas operadores fiéis e os conteúdos exclusivos, como jogos e conteúdos de aprendizagem sobre a religião serão produzidos dentro da congregação e terão a aprovação dos pastores.
Na avaliação de Eduardo Tude, diretor da consultoria Teleco, o interesse da igreja na operadora não é exclusivamente econômico. “Para eles não é só o dinheiro. O principal é contato direto com a comunidade, poder mandar mensagens em massa, estabelecer a comunicação com essa base”.
A Mais AD saiu do papel com a empresa MOVTTEL, que tem em seu quadro Ricardo Knoepfelmacher, ex-presidente da Brasil Telecom, operadora já da Oi. Entre investidores, estão membros da igreja. O valor aplicado no negócio não foi informado. (calila)