quinta-feira, 19 de julho de 2012

PAÌS de Crentes...

                    OS EVANGÉLICOS crescem...
    De acordo dados do IBGE, os evangélicos no Brasil passaram de 26 pra 42 milhões em dez anos, avanço que atinge todas as regiões do País, todas classes sociais, principalmente os mais jovens, num crescimento que transforma o País, que era conhecido como a ‘maior nação católica do mundo’. Seguindo essa tendência, com base nos dados divulgados, há uma previsão de os crentes Evangélicos serem mais de 30% da população do país em 2020. (base- RRT)
       Pesquisa divulgada pelo IBGE, com informações do Censo de 2010 mostrou que o Brasil é um país cada vez menos católico, embora ainda seja essa a religião majoritária. A queda da população católica foi grande entre 2000 e 2010. A proporção caiu 12,2%, passando de 73,6% pra 64,6% dos brasileiros. Em 1991, os católicos eram 83% da população. Em vinte anos, a população católica diminuiu 22%, ou seja, em proporção, a Igreja Católica perdeu mais de um quinto de seus fiéis.
      Em números absolutos, a Igreja Católica perdeu quase 1,7 milhão de fiéis no País, saindo de 124,9 milhões para 123,2 milhões em 2010. Entre 1991 e 2000, a queda na proporção de católicos também tinha sido elevada, de 11,3%, mas o número absoluto tinha aumentado. Se o ritmo de queda da última década for mantido, em vinte anos os católicos serão menos da metade da população.
     O recuo dos católicos está diretamente ligado ao aumento de 44% da proporção de evangélicos. Eram 15,4% da população brasileira em 2000 e passaram para 22,2% em 2010. Na década anterior, entre 1991 e 2000, o crescimento dos evangélicos foi muito maior, de 70%.
     Apesar do aumento, os três grandes segmentos da religião tiveram comportamento completamente diferentes. Os evangélicos tradicionais, ou de missão, ficaram estagnados em proporção. Tiveram um pequeno aumento em números absolutos, passando de 6,9 milhões para 7,6 milhões, mas proporcionalmente houve ligeiro recuo. Os evangélicos tradicionais eram 4,1% da população em 2000 e em 2010 passaram a 4%. Esses evangélicos são das igrejas históricas como Adventista, Luterana, Batista e Presbiteriana.
     Comportamento oposto tiveram os evangélicos desvinculados de igrejas. Segundo técnicos do IBGE, nesta categoria se enquadram tanto os que circulam entre várias denominações quanto os que se consideram evangélicos mas não frequentam igrejas. Esse grupo cresceu mais de cinco vezes em uma década: os evangélicos “independentes” eram menos de 1,7 milhão em 2000 e passaram para 9,2 milhões em 2010. Em proporção, pularam de apenas 1% para população brasileira para 4,8%.
      Já os evangélicos pentecostais – da Assembleia de Deus e igrejas como Universal do Reino de Deus, Maranata, Nova Vida, Evangelho Quadrangular, entre outras – continuaram a crescer, mas o ritmo diminuiu nos últimos 10 anos. Em números absolutos, os evangélicos pentecostais mais que dobraram na década de 1990 (mais 119%). Entre 2000 e 2010, eles cresceram 44%. Pouco mais de 25 milhões de brasileiros são evangélicos pentecostais.
       Um grupo sofreu mudanças significativas na última década. Fenômeno dos anos 90, a Igreja Universal do Reino de Deus perdeu quase 230 mil fiéis em 10 anos, passando de 2,101 milhões pra 1,873 milhão. Uma queda de mais de 10%.
       No universo chamado neopentecostal (que exclui a Assembleia de Deus, mais tradicional), duas novas igrejas são a maior ameaça à Universal. Segundo técnicos do IBGE, os dados mostram que a Igreja Mundial do Poder de Deus, do apóstolo Valdemiro Santiago, já arrebanhou 315 mil fiéis.
       A outra grande dissidência é a Igreja Internacional da Graça de Deus, do missionário R.R.Soares, mas ainda não há dados disponíveis sobre o número destes fiéis. Somadas ao fenômeno do crescimento dos evangélicos sem vínculo com igrejas, as novas denominações fizeram diminuir também o número de fiéis de outras igrejas, como a Nova Vida e a Congregação Cristã do Brasil. Calila noticias 29.6.12

segunda-feira, 16 de julho de 2012

JOVEM BATIZADO, boa musica


         Sábado, dia do Senhor- na IGREJA Adventista do Sétimo Dia, central de C do Jacuipe- tivemos a presença do grupo ‘Salmus’ da Vila Canária, Salvador louvando ao Senhor dos céus, para quem ‘andar no espírito é o segredo do sucesso’, e abençoado batismo a tarde do menino Caique e a apresentação de Raquel, batizada na semana anterior. 
      ‘‘Na pós modernidade, o jovem só fica ligado, conectado mas precisa se voltar pro Senhor Jesus Cristo, buscar  o fruto do Espírito’’ falou o Pastor Leandro em sua mensagem.

EDIR MACEDO: LUXO, RELIGIÃO E POLÊMICAS

            Dizem por aí que a sala do Trono do Rei Salomão, que governou Israel de 970 a.C a 931 a.C- foi construído todo em cedro, juní...