‘Filho de Deus’, filme que foi originado da série “A
Bíblia” pretende ser uma ferramenta de evangelização mundial. E já é o filme
religioso mais comentado desde a “Paixão de Cristo”, que chegou aos cinemas 10
anos atrás.
Foi o
segundo filme mais visto nos últimos dias nos Estado Unidos, tendo arrecadado $
26,5 milhões de dólares somente no primeiro final de semana. O ‘Filho de Deus’ está
em 3260 cinemas norte-americanos. Até a Semana de Páscoa deve estrear em 60
países, com uma estratégia
especial
pra China, onde a mensagem religiosa é proibida, porém onde o filme não foi
censurado. Seu lançamento no Brasil deu-se em 14 de março.
Desde que foi anunciado que o longa- metragem
seria uma versão editada da série ‘A Bíblia’, contando várias cenas novas, muitos
cuidados cercaram a produção, como a remoção da cena onde Jesus é tentado pelo
demônio que seria parecido com o presidente Obama.
Os
produtores da série e do filme, Mark Burnett e Roma Downey, são cristãos
comprometidos e têm afirmado que esperam ver seu material funcionar como uma
maneira de pregar o evangelho.
Roma
interpreta Maria, mãe de Jesus e disse em entrevistas que “A mão de Deus estava
sobre a produção”, durante as filmagens. Eles esperam que seu material alcance
até um bilhão de pessoas em todo o mundo, contando apenas exibições no cinema,
sem falar na TV, internet e posteriores vendas em DVD e Blu-Ray.
Um dos motivadores do sucesso do filme foram as
igrejas evangélicas, que alugaram salas de cinema inteiras para exibições para
os fiéis. Burnett, de modo similar ao que fez na promoção da série televisiva,
reuniu-se com vários líderes religiosos nos Estados Unidos, conseguindo reunir
cerca de cinco milhões de dólares em vendas antecipadas para a estreia de O
Filho de Deus.
Os Pastores Mark Driscoll, TD Jakes e Rick Warren,
encorajaram os membros de suas igrejas a compra de ingressos
e distribuição pros amigos e parentes não-cristãos.