sexta-feira, 8 de junho de 2012

DEUS INCOMPARÁVEL

              Não há entre os deuses semelhante a Ti, Senhor;
                
             e nada existe que se compare às Tuas obras. Salmos 86:8. A sua atitude diante das dificuldades da vida depende da dimensão de seu Deus. Se seu Deus for pequeno, fabricado, imaginado, qualquer problema será uma barreira impossível de ser vencida.
O ser humano é contraditório. Gosta de pequenos deuses, apenas para acalmar a consciência. Deuses “chaveiros”, “amuletos, “energia”, “luz”, “aura”. “Deus está em tudo”, afirma a criatura. Repete isso todos os dias e acaba acreditando.
É cômodo acreditar num deus que não mostra o caminho. Limita-se a acompanhar e estar a “serviço” da criatura. A tragédia é que diante das circunstâncias difíceis da vida, você descobre que todos esses deuses “criados” são apenas paliativos. Não fazem nada. Nada resolvem. Não há poder neles.
Foi essa realidade que levou Davi a fazer a oração registrada no Salmo 86. Neste salmo, o poeta expressa súplica e confiança. Vive um momento terrível. “Estou aflito e necessitado.” Verso 1.
Da perspectiva humana, parece não haver solução. Não tem mais forças para continuar lutando. Limita-se a chorar. As lágrimas parecem lavar o coração da angústia que o sufoca.
Davi não criou pequenos deuses. Nas noites claras e estreladas, enquanto cuidava do seu rebanho no campo, ele contemplava a grandeza do Deus Criador. O seu Deus estava acima de qualquer outro deus. Era incomparável e eterno. Por isso, nesta oração, ele suplica e ao mesmo tempo confia.
Qual é o drama que você vive neste momento?
Qual é a tragédia que parece destruir a vida de alguém que você ama?
Sente-se indefeso, incapaz de fazer algo para ajudar e se limita a sofrer?
        Antes de iniciar a caminhada deste dia, separe uns minutos para meditar nas grandes obras que Deus já fez na sua própria história. Acaso Deus não o livrou outras vezes? Se o fez antes, por que não o fará agora? Então, com o coração cheio de confiança, repita: “Não há entre os deuses semelhante a Ti, Senhor; e nada existe que se compare às Tuas obras.”     Pastor Alejandro Bullon

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Certo, ñ Certo;;;

O papa Bento XVI disse na segunda-feira (09.01.12) que o casamento homossexual é uma das várias ameaças atuais à família tradicional, pondo em xeque "o próprio futuro da humanidade". E suas
 declarações foram as mais fortes já proferidas pelo pontífice contra o 'casamento' homossexual, durante pronunciamento de ano novo a diplomatas de quase 180 países acreditados no Vaticano, abordando questões econômicas e sociais contemporâneas.
Segundo Bento XVI, a educação das crianças precisaria de "ambientes" adequados, e "o lugar de honra cabe à família, baseada no casamento de um homem com uma mulher".
"Essa não é uma simples convenção social", disse ele, "e sim a célula fundamental de cada sociedade. Consequentemente, políticas que afetam a família ameaçam a dignidade humana e o próprio futuro da humanidade". (Do G1)
            A partir dai, quero fazer Observações que espero ñ sejam polêmicas pois não são agresivas, nem homofobicas- como dizem os 'defensores' do comportamento sexual livre.
            Respeitando opiniões diversas, afirmo que sei porque sou hetero- fui criado assim por Deus e assim permanecerei.
            Concordo e aceito plenamente: CASAMENTO é algo que só existe entre HOMEM e MULHER. O falecido Tinho, homossexual desde a infância, dizia detestar 'viadagem' de homem se vestir de mulher. E união de casais pra ele só com Mulher e Homem.
          Afinal, Deus criou os dois DIFERENTES na anatomia para a completude no ato sexual (além da convivência diária).
          No reino animal irracional, embora vivam juntos do mesmo gênero, a união afetiva e reprodutiva é entre macho e fêmea. Por que ser contrária nos humanos?
vilianopoeta@yahoo.com.br

Meditação- em- POESIAS

             Abra-se
Abra seu ouvido para escutar
A palavra que Deus tem para te dar;
Abra os seus olhos para ver
O caminho p onde tu deve andar
E abre a tua boca pra dizer:
Jesus Cristo um dia aqui vai regressar...
                    (Viliano Poeta)

                    DEUS e o humano.
Deus é apaixonado por ti, sabia?
Deus nunca disse que não terias dor.
Mas prometeu te dar consolo.
            Ele não vai tirar o inverno,
           Mas pode te aquecer com o sol do verão.
Se estás triste pelo desfolhar do outono,
Na primavera ele floreia tudo a cada nova manhã.
              Mesmo que tu não veja,
Ele destacou anjos para te guiar no bom caminho
E te proteger quando necessário.
         Se tuas lágrimas caírem,
Óbvio que não sabes pra onde vão.
Mas Deus tem registrado esses momentos,
Pois, mesmo que não saibas,
Ele chora contigo.
                Perguntas onde Deus está?
Onde tem crianças sorrindo;
Onde há harmonia e amizade...
Mas principalmente em teu coração
Se você assim permitir.
(VILIANO POETA- 2012)
   COM INTENSIDADE
Toda nova manhã há uma nova chance,
Deus se revela com sua bondade.
Sempre o sol levanta-se bem cedo
Para brilhar com toda intensidade.
            (1308.11 Viliano Poeta)

CASO intolerante?

            A Secretaria da Educação do Estado anunciou dia 01.06 que arquivou a apuração interna que realizava sobre a conduta da professora de História Roseli Tadeu Tavares Santana, que usava até 20 minutos do seu horário de aula pra fazer pregações evangélicas aos alunos na Escola Estadual Antonio Caputo, no Riacho Grande, em São Bernardo, alegando não ter encontrado indícios de que tal prática realmente acontecia.
          Em caso semelhante, no mês de abril, a secretaria afastou uma diretora que reunia os alunos no pátio duma escola de Itapecerica da Serra, pra rezar. Para justificar a decisão, o Estado diz ter ouvido testemunhas.
"Estou abismada. É uma falha da Educação. Até pensamos que teríamos um pouco de esclarecimento, mas infelizmente o corporativismo prevaleceu. É lamentável", disse Maria Emília Campi, presidente da Afecab (Associação Federativa da Cultura e Cultos Afro-Brasileiros).
        Coordenador da Apeoesp (sindicato dos professores) em São Bernardo, Aldo Santos reiterou que a professora seguia o planejamento pedagógico. "Ela abordava justamente o conflito de religiões em apostilas enviadas pelo governo do Estado", apontou.
        A justificativa não satisfez o aposentado Sebastião da Silveira, 64 anos, praticante do candomblé e pai do menino de 15 anos que passa por tratamento psicológico após ser vítima de bullying religioso na escola. A pregação evangélica da professora teria incentivado a discriminação por parte dos colegas de turma.
Para Silveira, a diretoria de ensino, responsável pela apuração, tentou desde o início minimizar a questão. "Eles subestimaram a minha inteligência", disse. "Sempre tentaram fazer defesa de Roseli. Alguém vai ter de se responsabilizar por tudo o que meu filho sofreu".
        O caso continuará sendo investigado pela Vara da Infância e Juventude do Ministério Público. Com a ajuda do advogado Jáder Freire de Macedo Júnior, vice-presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Silveira e a Afecab entraram com representação contra a professora, a escola e, agora, contra a Pasta. O MP, no entanto, esperava parecer da Educação para decidir ou não pela abertura do inquérito. A decisão deve sair em breve.
Roseli está afastada por licença médica, segundo a secretaria e a Apeoesp promete continuar prestando apoio jurídico à professora. A Afecab garante que responderá de forma dura. "Vamos colocar isso em todos os eventos a partir de agora", disse Emília da Afecab.
            Decisão causou estranheza à líder de comissão- Presidente da Comissão de Liberdade Religiosa da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Damaris Moura disse que a decisão tomada pela Secretaria da Educação do Estado causou "estranheza". Para ela, a Secretaria poderia ter usado o episódio como exemplo pra iniciar diálogo sobre liberdade religiosa nas escolas. "Me preocupa a falta de uma resposta e o despreparo dos professores em sala de aula."
A LDB (Lei de Diretrizes de Base) veta qualquer tipo de manifestação religiosa dentro de escolas públicas. Aldo Santos, no entanto, disse que a Antonio Caputo é pioneira no ensino de tolerância religiosa nas escolas estaduais da cidade. "Ao longo das décadas, foi vanguarda no debate." (Rafael Ribeiro, Diário do Grande ABC- SP)

EDIR MACEDO: LUXO, RELIGIÃO E POLÊMICAS

            Dizem por aí que a sala do Trono do Rei Salomão, que governou Israel de 970 a.C a 931 a.C- foi construído todo em cedro, juní...