sexta-feira, 25 de abril de 2014

sexo livre; autorizado? MARCAS DO HOJE

              A notícia é a forma de se divulgar acontecimentos pela imprensa. É a matéria-prima do jornal, TV, rádio, revista, normalmente reconhecida como algum dado /evento social/ cultural relevante que merece publicado. Fatos políticos, econômicos, naturais e outros podem ser notícia se afetarem indivíduos/ grupos significativos pra um determinado veículo de comunicação. Geralmente, é muito visto a notícia com uma conotação negativa, podendo ser excepcional, anormal ou de grande impacto, tipo acidentes, tragédias, guerras e golpes de estado. Notícias têm valor jornalístico apenas quando acabaram de acontecer, ou quando ainda não foram noticiadas por nenhum veículo. A "arte" do Jornalismo é escolher os assuntos mais interessante ao público e apresentá-los de modo atraente. Nem todo texto é noticioso, mas toda notícia é potencialmente objeto de apuração jornalística.
Quatro fatores podem influenciar na qualidade da notícia:
1;Novidade: a notícia deve conter informações novas não repetindo as já conhecidas.
2;Proximidade: quanto mais próximo do leitor for o local do fato, é mais interessante a notícia por implicar mais diretamente na vida do leitor/ ouvinte...
3;Tamanho: tanto o que for muito grande quanto o que for muito pequeno atrai a atenção do público
4;Relevância: notícia deve ter importância, ou, pelo menos, algum significado. Acontecimentos banais, corriqueiros, geralmente não interessam muito.
      Notícias chegam aos veículos de imprensa por meio de repórteres, correspondentes, agências de notícias e assessorias de imprensa.
Eventualmente, amigos e conhecidos fornecem denúncias, sugestões de pauta, dicas e pistas, às vezes como anônimo, pelo telefone ou "e-mail".
Nos Estados Unidos é comum a figura do news-hawk (gavião-de-notícia), espécie de informante-apurador contratado pelo jornal que busca assuntos que potencialmente geram notícias*. Embasado nisso tudo, observe aqui embaixo este texto:
                        MARCAS DO HOJE
Como está nossa vida?
Uma loucura generalizada?
       Depois da Net (ou por causa de), os 417 municípios baianos dispõem de sites. Todos. E mais de um em cada. Digamos que, na média geral haja 50. Multiplique pelo total. Então, uns 20 e tantos mil blogs e sites.
Fotografar é brincadeira infantil de criancinhas. Não falo da qualidade, só isso dá mil livros.
Pois bem, 7 de abril foi ‘nosso dia’- nosso, dos que fazem parte da IMPRENSA. Algo até interessante que chamaram de ‘4º poder’. Contudo, será necessário muito tempo de reflexões pra se descobrir, entender o que é esse ‘4º poder’, se ele realmente pode ser assim denominado.
Atualmente,
Cartas, Jornais, Telégrafo, Revista, Rádio, Telefone, Telex, Tevê, Internet...
Canais de música, de shows, de esportes diversos; futebol, filmes, sites de culinária, de brincadeiras pra meninos e meninas; se vende e compra carro, moto, avião na web; sapato, bolsa, cinto, camisa, cueca, calcinha e sutiã; fotografia não é mais dificil se fazer- toda criancinha pega máquina pra filmar; missas e cultos, campais e seminários; para faculdades, na facilidade vai o rico e o operário; analfabeto vota e se elege para cargo interessante...
E haja muita visibilidade- a marca de hoje, que leva todos a se exporem.
E de maneira excessiva, irresponsável, criando uma classe desnorteada, egocêntrica, exibicionista, alienada.
Os mais fracos de caráter entram de cabeça (e a perdem) nas drogas ilícitas. Os mais ou menos, caem de boca (ou de dedos) nas ‘redes’. Iguais a peixe, se perdem na divulgação insana desproporcional numa abertura maior que a maior boca: a da noite.
A atenção aos estudos, neca; atenção a conselhos, idem; atenção a vida espiritual, neca também. Dai perdem a noção de segurança, de respeito às autoridades (anomia) e aos pais.
O que era natural, tornou-se ação de baderna- sexualidade massificada.
Perdeu os princípios da moral, perde o homem tudo.
Pior com aprovação oficial. Epa!- pensa você; oficial o quê?
Nos EUA, ação do governo envia pelo correio preservativos a jovens de 12 anos; no BR, meninas de 11 anos tomam vacina pra evitar câncer no colo do útero...
_Peraí!- 11 anos pode ter relação sexual?
Ai você diz: pode, já tá vacinada.
_E a pedofilia? Não tá liberando?
Não, diz o cidadão.
_Ora, se não, porque ‘prevenir’. Não é o meio de incentivar as ninas? Eu hein.
Que fazer, então?
Dizia José Saramago – ‘ainda há tempo de salvar os princípios’.
Contudo, se os intelectualizados (professores- educadores, jornalistas, radialistas, detentores do poder público), nada fizerem de modo urgente agora, nada poderá ser feito logo mais.
Está dado o recado.
Viliano Poeta Lopes de Oliveira Filho- escrito dia 11.04.2014 

                                             (WWW.noticiasdacidade.org coração Maria BA *)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDIR MACEDO: LUXO, RELIGIÃO E POLÊMICAS

            Dizem por aí que a sala do Trono do Rei Salomão, que governou Israel de 970 a.C a 931 a.C- foi construído todo em cedro, juní...