segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Amar a Satanás?

                       'AMAI VOSSOS INIMIGOS'
                                      Devemos Amar a Satanás?
Recentemente fui surpreendido com esta pergunta. A resposta parece tão óbvia que poderia ser respondida com um simples não, mas esta é uma pergunta sincera e baseada em um texto Bíblico: Mt 5.44, onde o Senhor Jesus disse: “Amai a vossos inimigos”.
O raciocínio para a questão está baseado no fato de satanás ser nosso inimigo, então se o Senhor Jesus disse para amarmos nossos inimigos, devemos amar a satanás. É isto ou há outro significado?
Para apresentarmos uma resposta honesta a esta questão, precisamos em primeiro lugar fazer uso da hermenêutica, que é a arte de interpretar. Ou seja, precisamos interpretar o texto Bíblico. Quando lemos um texto Bíblico precisamos ter em mente alguns aspectos para que possamos interpretar corretamente, como o plano de fundo histórico, quem falou, para quem foi falado (ou escrito), a língua original, o tipo de literatura e até mesmo as condições geográficas.
Não é minha intenção complicar ao ponto de não ser possível entender. Portanto, vou abordar a questão de maneira simples, mas sem fugir dos princípios de interpretação.
A mesma afirmação amai a vossos inimigos, é repetida por Jesus em Lc 6.27 e 35. Mas, vamos usar como base apenas a referência de Mt 5.44 para simplificarmos a resposta. Uma vez que Lucas nos apresenta uma condensação do discurso de Jesus descrito por Mateus.
A frase em questão dita por Jesus, foi pronunciada no famoso sermão da montanha, que é considerado o primeiro grande discurso de Jesus. Esta mensagem de Jesus manifesta os princípios segundo os quais todo cristão deveria viver.
A parte do sermão no qual a pergunta está baseada (Mt 5.44), é uma seção onde o Senhor Jesus está tratando da Lei Mosaica (Mt 5.17-48). Primeiro ele trata da questão do assassinato e do pecado da ira (Mt 5.21-26), nos versículos 27 a 30 ele trata da cobiça, nos versículos 31 a 32 ele trata da questão do divórcio, nos versículos 33 a 37 ele fala sobre os juramentos, do versículo 38 ao 42 ele trata da chamada lei da vingança e, finalmente, chegamos ao nosso ponto que está no contexto dos versículos 43 a 48 onde Cristo Jesus nos fala sobre a lei do amor.
Se você analisar a subdivisão que apresentei acima verá que o Senhor Jesus está tratando de questões humanas: assassinato e ira, cobiça e adultério, divórcio, juramentos, vingança e amor ao próximo. As questões tratadas falam do relacionamento do homem na sociedade e qualquer interpretação espiritual não pode fugir deste contexto.
Uma das regras de interpretação é que você nunca pode interpretar um texto fora do seu contexto, ou seja, você não pode tomar uma frase isolada e tentar interpretá-la. O texto sobre o qual se levantou a questão, sobre se devemos amar a satanás diz assim:
Ouvistes o que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo.
E só então temos a continuação:
Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem;
No tempo de Jesus havia um entendimento errado sobre Lv 19.18 que diz:
Não te vingarás nem guardarás ira contra os filhos do teu povo; mas amarás o teu próximo como a ti mesmo. Eu sou o Senhor.
Autoridades religiosas tomaram esta afirmação; amarás o teu próximo como a ti mesmo, e haviam acrescentado; e odiarás o teu inimigo. Os judeus acreditavam que os gentios eram inimigos e não estavam inseridos na palavra “próximo” usada neste versículo.
Em contraste com o que se acreditava na religião judaica da época, o Senhor Jesus diz: Amai aos vossos inimigos. Este é um mandamento sobremaneira elevado, somente Jesus poderia ter feito tal afirmação. Ele não permite o ódio e nos mostra que mesmo um inimigo é nosso próximo.
Portanto, a questão não é de relacionamento de Deus com o homem, ou do homem com o diabo. O texto está tratando do relacionamento do ser humano com seus semelhantes.
Quanto a Satanás a Palavra de Deus nos aconselha:
Efésios_4:27 nem deis lugar ao Diabo.
Tiago_4:7 Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós.
1João_3:8 quem comete pecado é do Diabo; porque o Diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para destruir as obras do Diabo.
Estes três versículos acima nos falam de como devemos nos relacionar com o diabo. Não dando espaço, resistindo-o e sabendo que a obra de Jesus opera a destruição das obras do diabo. Não há nenhum versículo bíblico que nos diga para sermos sequer simpáticos com ele.
12/9/2012 Pr. David Mattos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

EDIR MACEDO: LUXO, RELIGIÃO E POLÊMICAS

            Dizem por aí que a sala do Trono do Rei Salomão, que governou Israel de 970 a.C a 931 a.C- foi construído todo em cedro, juní...